Olá todo mundo! A ideia deste blog surgiu da necessidade de compartilhar filmes para download com um propósito bem simples: serem filmes que nos “tiram o sono”. Não pensem que vamos encher este espaço apenas com horripilancias. Decerto que estas acabam com o sono de qualquer criança, mas o nosso, adultos cheios de males do século, pode ser "perdido" de diversas maneiras. Além de postar os filmes faremos, sempre que possível, sinopses ao nosso modo. Então não esperem sempre uma descrição muito exata dos filmes e nem informações esmiuçadas. As sinopses convencionais, geralmente, são limitadas e só servem pra vender o filme, coisa que não estamos mesmo fazendo aqui! Utilizaremos links públicos do torrent e pedimos obsequiosamente que semeiem os filmes!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vá e Veja (1985)






Primeiro eu vi o Resgate do Soldado Ryan e, na época, fiquei impressionado com aquele realismo brutal. Certamente, ao retratar a 2ª Guerra Mundial, Spielberg arrebatou muita gente com o filme, junto com a Lista de Schindler, rodado cinco anos antes, em 1993. E, ainda com Spielberg, recuando ainda mais em sua filmografia sobre a 2ª guerra, Império do Sol foi outro que também arrebatou, só que num sentido diferente. Ao contrário do impiedoso Resgate do Soldado Ryan, Império do Sol é um filme com intenções pacifistas, que nos mostra a experiência de uma criança diante da guerra.  
Muitos afirmam que Spielberg foi absurdamente influenciado por Vá e Veja na construção de O Resgate do Soldado Ryan e Império do Sol, tanto é que se afirma que ele plagiou neste algumas idéias e maneirismos visuais. Mas não fiz o comentário acima para se discutir tais questões, e sim para criar um paralelo entre filmes hollywoodianos sobre o tema e filmes que são de uma vertente extremamente diferente, sendo que verdadeiras obras-primas.   
Assistir Vá e Veja é ter uma experiência cinematográfica muito intensa e perturbadora. Vemos a saga de Florya (Alexei Kravchenko, numa atuação extraordinária e na qual foi preciso que o ator passasse por um processo de hipnose que é visível durante o filme), que se afasta de sua família a fim de defender a pátria junto a resistentes da Bielorússia, mas que posteriormente se vê abandonado, passando a presenciar uma série de atrocidades do exército nazista. O diretor Elem Klimov se propôs a tentar narrar algo como suas próprias experiências juvenis da 2ª guerra e nos deu um dos filmes mais extraordinários sobre as mazelas físico e psicossociais sofridas durante a guerra. É um filme bastante violento, mas não de uma "violência gráfica", mas essencialmente psicológica. Os efeitos sonoros são geniais e imprescindíveis para adentrarmos nas angústias de Florya que é um retrato absurdo, trágico, delirante e fantasmagórico da perda da inocência.

(Chico Torres)













Nenhum comentário:

Postar um comentário